O principal objetivo deste blog é oferecer informações e notícias relacionadas com a Antropologia Biológica e Cultural e a Arqueologia.

Escavação revela pistas sobre origem de Stonehenge

Arqueólogos que participam das escavações em Stonehenge, o monumento pré-histórico mais importante da Grã-Bretanha, afirmam que fizeram uma descoberta que poderá ajudar a finalmente descobrir o que causou a contrução do monumento.


A equipe descobriu encaixes que já serviram de suporte para pedras menores do que os monolitos, feitas de arenito cinzento e que já não existem mais no local, que formavam a estrutura original do complexo monolítico.
Os pesquisadores dizem acreditar que estas pedras menores podem revelar que Stonehenge foi um local de cura porque as populações antigas acreditavam que o arenito cinzento tinha este poder.

A escavação, patrocinada pela BBC para um programa sobre arqueologia, é a primeira em mais de 40 anos realizada no monumento de mais de 4,5 mil anos e deve durar duas semanas.
"A primeira semana (de trabalho) foi muito boa", disse o professor Tim Darvill, da Universidade de Bournemouth, que está liderando a equipe, junto com o professor Geoff Wainwright, presidente da Sociedade de Antiquários.
"Conseguimos descobrir estas estruturas importantes", acrescentou Darvill. "É um processo lento, mas, no momento, tudo está indo exatamente como o planejado."

Material orgânico
A próxima tarefa dos arqueólogos é extrair material orgânico dos suportes para descobrir quando as pedras de arenito cinzento chegaram ao local.
Segundo os pesquisadores, as pedras de arenito teriam sido transportadas por 250 quilômetros, desde Preseli Hills, no País de Gales, até Salisbury Plain, em Wiltshire. Tudo movido pela crença no poder curativo das pedras.
Segundo o professor Geoffrey Wainwright, isso pode permitir que Stonehenge seja chamado de "Santuário de Lourdes Neolítico".

As grandes pedras do complexo monolítico, que foram transportadas de uma distância de cerca de 20 quilômetros, teriam chegado ao local muito tempo depois.
Além da descoberta dos suportes para as pedras de arenito, os arqueólogos também descobriam mais objetos ao escavarem uma trincheira no local de 2,5 metros por 3,5 metros.
Entre os objetos descobertos estão fragmentos de canecas, cerâmicas romanas e antigos martelos de pedra. (Fonte: BBCBrasil)

Nenhum comentário:

Minha Despedida:

CARTA ABERTA: Venho por meio desta externar meu profundo agradecimento pela oportunidade a mim concedida de lecionar por mais de 10 anos na FGG para o curso de Pedagogia e por um determinado período no curso de Psicologia, e por poder colaborar com a ACE em reuniões, eventos e formaturas sempre que solicitado. Nesse tempo lecionei as disciplinas de Filosofia da Educação, História da Educação, Projetos Educacionais, Políticas Públicas, Formação Continuada dos Docentes, Gestão Escolar, Educação e Novas Tecnologias, Educação de Jovens e Adultos, Antropologia, Sociologia da Educação e Empreendedorismo. Reconheço que mais aprendi que ensinei. Também estendo meus agradecimentos sinceros especialmente para algumas pessoas, dentre elas destacam-se: Professora Cheila, ex-coordenadora do curso de Pedagogia, gestora competente e ética, a qual me deu a oportunidade de compor sua equipe de trabalho; Professor Petry, ex-diretor da faculdade e excelente professor de sociologia; Professor Júlio, gestor por excelência do curso de Psicologia; Agradeço a ex-secretária Jovita e a Secretária Sandra, sempre muito prestativas e educadas. Também agradeço a professora empreendedora Marília, a qual tive o privilégio de ser aluno e mais tarde colega de trabalho; E a amiga Elisabeth, ex-professora da pedagogia, sempre muito comprometida, atualmente colega de trabalho na SDR/GERED. Meu muito obrigado ao Luciano, sempre muito prestativo e excelente funcionário. Também estendo meus agradecimentos a toda equipe administrativa e corpo docente do curso de Pedagogia da FGG. Ao corpo discente desejo muito sucesso enquanto acadêmicos e acadêmicas do curso de Pedagogia, especialmente para aqueles e aquelas que por algum período tive a honra de ter como meus alunos e alunas. A vocês desejo também sucesso profissional, sempre pautado pela ética e pelo comprometimento. Lembrem-se que: “uma visão de futuro sem ação é apenas um sonho; Uma ação sem visão de futuro é apenas um passatempo; Porém, uma visão de futuro com ação planejada pode causar uma revolução pessoal e profissional positiva”. Por isso, digo a todos e a todas, mesmo para aqueles e aquelas que por alguma razão não entenderam minha proposta pedagógica de trabalho: “acredite em você, tenha pensamentos de sucesso, palavras de sucesso, ações de sucesso, hábitos de sucesso e acima de tudo caráter, e certamente o teu destino só poderá ser o sucesso pessoal e profissional”! Mais uma vez muito obrigado por tudo e que Deus nos dê sabedoria e ilumine a todos nós. Cordialmente, Professor Jorge Schemes.