O principal objetivo deste blog é oferecer informações e notícias relacionadas com a Antropologia Biológica e Cultural, bem como com a Arqueologia.


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 15 de março de 2012

Fósseis encontrados na China podem ser de espécie humana desconhecida

Foto: TVi24

A publicação de um estudo na última quarta-feira (14/03/2012) indicou que fósseis de pelo menos três indivíduos encontrados em uma caverna chinesa, datados da Idade da Pedra, seriam de uma espécie humana ainda desconhecida.
Os paleoantropólogos que realizaram a pesquisa, coordenados pelos professores Darren Curnoe, da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), em Sidney, Austrália, e Ji Xueping, do Instituto de Arqueologia de Yunnan (sul da China), afirmaram à revista científica americana "PLoS One" que os fósseis apresentam traços anatômicos bastante diferentes, misturando características modernas e arcaicas.
Ainda assim, a respeito da classificação desses indivíduos, os cientistas procederam com cautela diante das peculiaridades de sua anatomia. "Estes novos fósseis poderiam ser de uma espécie até agora desconhecida, uma que sobreviveu até o final da Era do Gelo há cerca de 11 mil anos", afirmou o pesquisador Darren Curnoe.
"Também poderiam descender das tribos de humanos modernos desconhecidos até agora, que emigraram da África muito antes e que não contribuíram geneticamente a populações modernas", completou.
A descoberta dos fósseis dos indivíduos ocorreu em 1989 em Maludong, ou Cova do Cervo Vermelho, na província de Yunnan, na China, mas só começaram a ser analisados a partir de 2008.
"Este descobrimento abre um novo capítulo na história da evolução humana -- o capítulo da Ásia -- e é uma história que apenas começa a ser contada", disse Curnoe.[Fonte: Administradores.com]

 Cientistas afirmam que fósseis apresentam traços anatômicos bastante diferentes, misturando características modernas e arcaicas (Foto: Divulgação/PLoS One)




Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada